Diretamente da Covilhã e de uma enorme vontade de meter as ‘mãos na malha’ nasceu a Alguidar.

Na Alguidar, as malhas são desenvolvidas através de técnicas tradicionais e com combinação de matérias primas naturais, dando forma a artigos únicos e de design contemporâneo.

Conhecemos a Alguidar no The Pitch Market e depois de rendidas às almofadas e mantas, deixámo-nos cair nas malhas do Rui Lopes e da sua história.

Veja como de uma tradição se faz modernidade e da infância se faz futuro. Inspire-se:

1. Como surgiu a Alguidar?

Alguidar nasceu há cerca de dois anos de uma enorme vontade de meter as ´mãos na malha’. Sempre gostei criar, combinar e imaginar coisas novas e a paixão pelas malhas vem desde novo, altura em que a minha mãe fazia ela própria artigos de vestuário em malha. Já nessa altura eu ajudava-a a criar desenhos para os diferentes modelos que ela produzia num tear manual, e desde então não mais me afastei da área de design e do têxtil, nas quais me formei e trabalho atualmente. Contudo a ideia de ter um projeto próprio sempre foi uma constante e é então que no final do ano de 2015 adquiri um tear manual e pelo natal desse mesmo ano, todos os amigos e familiares foram presenteados (como cobaias, claro) com uma almofada Alguidar. Depois de todos os elogios e com um novo alento, tudo começa a ganhar forma e aos poucos a marca tem vindo a crescer.

2. Qual a vossa missão?

Fazer deste Alguidar, e à semelhança do objeto do quotidiano, uma presença cada vez mais frequente em todas as casas portuguesas.

3. Qual a maior conquista até hoje?

Sem dúvida que a maior conquista foi o facto de termos conseguido, em Maio deste ano, abrir o nosso próprio espaço onde podemos trabalhar e expor os nossos produtos. Com a produção a aumentar, havia a necessidade de arranjar um espaço maior do que o nosso modesto t2, e com ajuda de amigos transformamos uma pequena loja, em pleno centro histórico da Covilhã, no nosso tão desejado atelier/showroom.

4. Qual é o projecto de sonho da Alguidar, aquele que parece (quase) “impossível” de alcançar?

Uma parceria com uma rede de hotéis nacional e/ou internacional, por forma a darmos a conhecer mais e mais os nossos produtos.

Não temos de ir a um hotel para nos aninharmos numa manta ou numa almofada Alguidar, basta irmos aqui.