Este projecto vem do Sul, do Tradicional, vem de e para as Gentes: é o Projecto TASA (Técnicas Ancestrais Soluções Actuais).

Diretamente do Algarve para o País e o Mundo, as peças produzidas no âmbito do Projecto TASA personificam a história de quem ainda sabe fazer, mas de mão dada com quem hoje sabe fazer diferente. São peças típicas portuguesas, com técnicas, meios e matéria-prima típica do Algarve, que surgem reinventadas, modernizadas e com novas funções.

Para lá da materialização deste Projecto, fomos saber um pouco sobre as suas origens e ambições, colocando as 4 questões às quais queremos mesmo saber as respostas!

Fique a conhecer mais sobre este Projecto:

1. Como surgiu o Projecto Tasa?

Projecto TASA surgiu em 2010, por iniciativa da CCDR Algarve, com o objectivo de agir em prole da valorização das artes tradicionais do Algarve e possibilitar um futuro para as mesmas. A acção visou, desde inicio, a introdução de inovação estratégica na actividade artesanal da região, através do design, comunicação e comercialização.

2. Qual a vossa missão?

A missão do TASA é afirmar o artesanato como uma profissão de futuro. Nesse sentido, o nosso trabalho centra-se no desenvolvimento de produtos exclusivos, contemporâneos, utilitários, inspirados nas técnicas ancestrais e na cultura local, unindo o design e uma visão moderna de posicionamento junto de mercados que valorizam estas artes. O projecto procura atrair jovens que queiram fazer do artesanato uma profissão e para tal estamos igualmente a organizar cursos práticos, workshops e residências criativas.

3. Qual a maior conquista até hoje?

A maior conquista do Projecto TASA é, após 4 anos na gestão da Proactivetur (empresa de turismo responsável e desenvolvimento local), ter finalmente conseguido tornar-se sustentável, contribuindo significativamente para a actividade dos 47 artesãos que fazem hoje parte da rede e apoiar os processos de reativação de artes tradicionais que se encontravam em extinção (como é o caso da latoaria ou caldeireiraria).

4. Qual é o projecto de sonho do Projecto Tasa, (quase) “impossível”
de alcançar?

É tornar a fórmula TASA (Técnicas Ancestrais Soluções Actuais) um desígnio nacional e com isso conseguirmos evitar a extinção de várias artes tradicionais portuguesas, uma perda a que estamos a assistir nos dias de hoje e que, caso nada seja feito para contrariar esse fenómeno, muitas irão perder-se e com isso, um valioso património cultural imaterial, transmitido ao longo de numerosas gerações.

Saiba mais sobre este Projecto e conheça mais sobre o nosso artesanato, aqui