Sharing is caring!

Na altura de escolher um sofá há alguns fatores a ter em consideração para fazer o investimento certo.

Por ser uma peça de grandes dimensões, de grande funcionalidade e determinante na decoração de um espaço, escolher um sofá pode ser uma tarefa bastante difícil.

Na altura de escolher um sofá, deverá ter em consideração o tamanho, a cor, o estilo a função e, claro, o preço.

5 dicas para escolher um sofá:

1 – Tamanho: conheça bem as medidas do seu espaço, por forma a garantir que não adquirirá um sofá desproporcional ao espaço que tem disponível ou que, no limite, não caiba. Se tem uma área limitada, opte por um sofá mais pequeno, complementando com pequenos cadeirões ou poufs para ter os assentos necessários.

2 – Materiais: crianças e animais domésticos pedem sofás de cores escuras e materiais resistentes. Tecido ou pele, claro ou escuro, liso ou em padrão, não se esqueça que o sofá é uma peça de uso constante. Trate frequentemente o revestimento do seu sofá, recorrendo a produtos de limpeza próprios e tratamentos de impermebialização e anti nódoas.

3 – Funcionalidades extra: O sofá poderá servir ainda de cama para eventuais hóspedes. Não se esqueça também que debaixo do sofá poderá adaptar sistemas de arrumação(caixas) para objetos que não quer ter à vista e de uso pouco corrente. Se quer usufruir de máxima versatilidade do seu espaço opte por sofás modulares, que poderão adaptar-se facilmente à disposição da sala que pretende.

4 – Estilo: o sofá é uma peça que durará vários anos, dependendo da qualidade e do uso. Quando escolher um sofá, opte por uma peça que se enquadre no seu estilo, de que goste realmente. Fuja das modas passageiras, por forma a ter um sofá intemporal. Não tenha medo de escolher um sofá de uma cor arrojada, diferente e assuma que o sofá é a peça central da sua sala, equilibrando com cores mais neutras e suaves o resto da decoração.

5 – Conforto: sofá deve ser sinónimo de conforto. É lá que vai ver filmes em dias de chuva, que vai receber os seus convidados. Na altura de escolher um sofá, sente-se e teste o conforto. A profundidade e a altura das costas, para além da estrutura e enchimento, são determinantes no conforto do sofá. Os braços do sofá são também elementos fundamentais, como apoio e encosto. As almofadas darão o complemento de conforto e o toque de personalização adicionais.