Sharing is caring!

A presença de arranjos de flores em casa ou até de simples plantas verdes (sem flor), transmite alegria, beleza e conforto a qualquer espaço.

Como complemento das cores da decoração ou para criar apontamentos de contraste ou focos de atenção, os arranjos e os aromas libertados pelas flores tornam a divisão ainda mais convidativa.

Para aumentar a durabilidade dos arranjos e manter as flores e verduras bonitas por mais tempo, há alguns cuidados a ter.

  1. Quando se compram as flores, deve-se esperar o menor tempo possível para as colocar em água, numa jarra e, quando tal não seja possível de imediato, colocá-las em local húmido e escuro ou, se possível, no frigorífico.
  2. Não colocar as flores perto de fruta: a fruta ao amadurecer liberta etileno, provocando o amadurecimento rápido das frutas e a murchidão das flores.
  3. Antes de se colocar na jarra, os caules devem ser cortados, retiradas as folhas que ficarão submersas, e preferencialmente, deve repetir-se esta operação dia sim, dia não.
  4. A água deve ser fria e renovada idealmente todos os dias. Não é necessário encher demasiado a jarra, apenas 2/3. As folhas, pétalas e flores que caiam e fiquem submersas na jarra devem ser retiradas, se não apodrecem e consequentemente apodrecem as flores.
  5. Quanto mais quente e mais iluminado for o local onde é colocada a jarra, menor o tempo de vida das flores.