Sharing is caring!

Uma das tarefas mais difíceis da decoração é sem dúvida a iluminação.

Não se trata apenas de escolher os candeeiros de tecto ou de parede de que mais gosta e que melhor combinam com a restante decoração.

Uma iluminação bonita e eficaz é aquela que permite criar diferentes ambientes, responder a todas as necessidades e adequar-se a todas as funcionalidades do espaço.

Com certeza que já esteve em sítios em que, parecia faltar ou falhar qualquer coisa. Muito provavelmente o problema estava na iluminação, ou na falta dela.

Para não falhar no seu projecto de decoração, deverá ter em atenção estes 5 tipos de iluminação e adequá-los ao seu espaço, consoante as suas necessidades:

1. Iluminação de tarefas

O primeiro aspecto a ter em consideração, e porventura o mais evidente, é a iluminação de espaços onde decorrem actividades ou tarefas: canto de leitura, mesa de refeições, secretária de trabalho, bancada de cozinha…

Estes espaços vão precisar de luz directa e eficiente que permita a execução das tarefas com a luz adequada.

Para ler e escrever, por exemplo, utiliza-se, em geral, luz difusa e abundante, vinda por cima dos ombros ou pela lateral.

O candeeiro ou ponto de luz deverá ser colocado de forma a não criar sombras que possam atrapalhar a visibilidade.

luz directa candeeiros de tecto iluminação

 

2. Iluminação geral

No extremo oposto à iluminação directa, temos a iluminação geral ou luz ambiente.

Este tipo de iluminação vai ajudar a definir os espaços e ambientes, dando uma sensação de conforto. É a primeira luz a ser acesa quando se entra na divisão e é a que habitualmente assim fica, independentemente da iluminação directa a que se recorra na execução de tarefas particulares.

iluminação

 

3. Iluminação indireta

Na criação de luz ambiente, pode recorrer a abajures ou apliques para evitar que a luz incida directamente, podendo também ser instalada no chão para criar ambientes sofisticados.

A luz indirecta permite criar aconchego e conforto visual.

iluminação indirecta iluminação indirecta luz de tecto

4. Iluminação de destaque

A iluminação é um dos pontos fundamentais da decoração, mas é também um grande aliado no destaque de peças de mobiliário e artigos de decoração.

Focos e luzes de destaque são a forma certa para realçar aquele móvel de família, aquela tela ou a peça de design de que tanto gosta.

A atenção ao detalhe é tudo. Aposte na luz focalizada!

luz de destaque

 

5. Iluminação de exterior

Se quer tirar partido do exterior da sua casa a qualquer hora, tem de garantir uma iluminação adequada para que possa usufruir do seu espaço à noite.

Ilumine os caminhos para evitar acidentes, a zona de refeições para jantares nas noites quentes, luz suave para o convívio de baixo de um céu estrelado.

As soluções são muitas. Apenas deverá garantir que adquire sistemas de iluminação próprios para exterior.

A luz solar, embora não seja a solução para todos os problemas, é sem dúvida uma opção económica.

luz exterior luz exterior luz solar de exterior