Sharing is caring!

Na nossa missão de nos tornarmos mais sustentáveis e com uma maior consciência ecológica, decidimos hoje focar-nos nos na cozinha. De que forma podemos ser (pelo menos um pouco) zero waste? Sabendo que estamos a esgotar os recursos renováveis do planeta cada vez mais cedo, é necessária uma nova consciência.

Tornar-se zero waste tem mais vantagens do que imagina: Menos custos; Menos pegada ecológica; Menos desperdício.
Ser zero waste pode ser difícil ao início, comece a adoptar uma medida de cada vez e, passo a passo, vai tornar-se mais consciente dos recursos que gasta e ganhar uma consciência ecológica.

Algumas dicas para começar a sua jornada zero waste na cozinha:

Compre a granel

Somos animais e hábitos, e por isso tendemos a consumir sempre os mesmos alimentos. Se consume sempre arroz basmati, por que não comprar uma embalagem de 3 kg de arroz, e guardar em frascos de vidro? Fica estético, sai mais barato e gasta menos plástico na embalagem.

Experimente comprar uma embalagem de detergente de 3 litros (ou a maior que encontrar) e vai doseando para um recipiente mais pequeno (e normalmente mais bonito), reduzindo assim o consumo de embalagens plásticas que compra.

Fotografia: Pinterest

Livre-se do plástico

As caixas de plástico dão muito jeito, mas passado uns tempos ficam gastas, com cheiros acumulados, com uma tampa que já não veda. Opte por caixas de vidro, duram muito mais, são 100% recicláveis e não acumula cheiros. Opte por ter menos mas de melhor qualidade.

Fotografia: Pinterest

Produza menos lixo

Percebemos que seja difícil acabar com o lixo que produz, ou mesmo criar um sistema de compostagem, mas é possível reduzir o lixo, diminuindo assim a pegada de poluição que é criada todos os dias.

Experimente criar os seus detergentes (uma mistura de vinagre e limão faz um óptimo serviço) reduzindo mais uma vez o plástico, o lixo e a exposição exagerada aos químicos presentes nos detergentes.

Esqueça o descartável

Este ponto aplica-se a: palhinhas descartáveis, guardanapos de papel, garrafas de água descartáveis, papel transparente para embrulhar comida ou tapar recipientes, sacos do lixo descartáveis (prefira antes os que pode reutilizar, tendo sempre um à mão caso seja preciso). Hoje em dia há óptimas soluções:

Palhinhas de Bambu – À venda na Maria Granel

 

Garrafa em aço inoxidável – À venda na Pegada Verde

 

Bee’s Wrap, feito em tecido de algodão biológico com cera de abelha, óleo de jojoba e resina natural – À venda na Maria Granel

 

Guardanapos de pano – À venda em Zara Home

Dê um twist à sua alimentação

Faça sumo com a fruta, não compre sumo de fruta. Experimente duas (ou três) refeições vegetarianas por semana. Plante alguns legumes que come habitualmente. Faça o desafio de só ir às compras quando tiver esgotado tudo o que tem no congelador (somos capazes de jurar que os nossos congeladores ainda albergam parte do perú do Natal de 2017).

Fotografia: www.stitchescare.com

 

Pegue em algumas sugestões (ou em todas) e torne a missão zero waste um desafio para toda a família. Em menos de nada a sua família vai passar a ser uma eco-família.

Veja também:

5 dicas para tornar as crianças super heróis da ecologia