Sharing is caring!

Na decoração, a cor e a textura andam de mãos dadas, mas podem assumir papéis muito diferentes.

Há quem dê primazia à cor em detrimento da textura (optando por cores fortes, padrões arrojados, com grande impacto visual), há quem equilibre os dois elementos, conjugando apontamentos de cor e textura e há quem opte por tons base e neutros e apele ao toque como elemento distintivo do ambiente.

Hoje falaremos da importância da textura dos têxteis na criação de ambientes: tapetes, almofadas, cortinados em diferentes materiais que fazem a assinatura dos espaços.

Apostar em elementos com texturas fortes pode ser uma forma subtil e ao mesmo tempo impactante de dar um toque especial na decoração. Uma das maneiras mais evidentes de criar ambientes através da textura é pela aposta em têxteis com personalidade, que se afirmam não pela sua cor ou padrão, mas pela textura.

A textura dos materiais, tal como a cor, permite aquecer ou arrefecer ambientes, conferir um estilo mais industrial, mais boho, mais étnico, mais campestre, mais minimal.

Inspire-se nestas imagens e veja como a textura se assume como elemento principal da decoração destes espaços.

1. Pelo, veludo, lãs e tecidos quentes

Este tipo de materiais permite aquecer os espaços, dotá-los de conforto e sofisticação e pelo seu aspecto são boas alternativas à cor.

texturas de inverno têxteis e texturas

2. Linhos e algodão

Tecidos leves, finos e requintados dão um toque de leveza, ideal a decorações minimalistas, com um toque orgânico e natural. Este tipo de tecido, com uma textura muito leve e elegante, é muito confortável o toque e ao olhar.

texturas linho têxteis cozinha

3. Fibras naturais

Ambientes rústicos, campestres, casas de campo ou de praia pedem tecidos resistentes e práticos. O algodão, as fibras, a juta e o sisal são materiais ideais para este tipo de decorações.

texturas fibras naturais texturas verão

4. Jacquard

Este tipo de trabalho no tecido, aliado a cores nobres, dão imediatamente um toque de sofisticação, ideal para ambientes clássicos e intemporais.

têxteis têxteis e texturas