Sharing is caring!

Este post é para todos: os que fazem exercício e os que arrumam o material de desporto depois.

Em termos de arrumação, a secção “desporto” talvez seja a que mais dor de cabeça dá a casas com desportistas, ou que se limitem a praticar um ou dois desportos.

Ninguém está liberto de sentir uma irritação latente porque não consegue arrumar o material de desporto de forma lógica e prática: seja porque ele joga ténis e tem raquetes sem formato para caber em lado nenhum, seja porque os mais pequeninos jogam futebol (e aparentemente precisam de ter quatro bolas diferentes), ou porque a mãe da casa decidiu comprar uma máquina de step ou material de cross fit que nunca usou.

Fotografia: www.containerstore.com

 

Não temos soluções milagrosas. Investigámos e encontrámos uma série de imagens que ajudarão a facilitar a arrumação do material desportivo aí de casa.

Caso tenha uma divisão que possa dedicar inteiramente ao efeito, até pode criar com facilidade um pequeno ginásio, um espaço funcional para fazer desporto. Se o que procura é um espaço para poder arrumar com eficiência tudo o é material de desporto, também há soluções.

A primeira coisa que terá que fazer é identificar o que é que não consegue arrumar ou que desporto pratica mais: é paddle? Ténis? Futebol? Ciclismo? Skate?Todos esses desportos têm materiais diferentes. A boa notícia? Há soluções para tudo!

Com dois ganchos na parede consegue pendurar os skates – se tiver vários, experimente fazer uma linha vertical só com os skates arrumados. Deixará de tropeçar pela casa e (no caso de ser mãe) vai ganhar o prémio do ano da mãe mais cool que criou o espaço mais radical para os miúdos. Outra solução é fazer ranhuras numa peça em madeira para guardar os skates, trotinetes, pranchas de snowboard, pranchas de surf,…

Fotografia: Pinterest

Fotografia e fonte: IKEA – www.ikea.com/pt

 

Para as bicicletas, se instalar um varão alto e puser umas correntes, facilmente alinha guarda as bicicletas de uma forma que ocupem menos espaços e não estejam espalhadas pela casa (ou pela garagem).

Fotografia: Pinterest

Fotografia: Pinterest

 

As raquetes pode pendurá-las – há óptimos sistemas e formas mais criativas e práticas para organizar tudo o que seja desportos de raquete. Uma óptima forma (e talvez a mais simples) é pendurar as raquetes num varão, e ter ao lado um cesto para as bolas.

Fotografia: Pinterest

Fotografia e fonte: IKEA – www.ikea.com/pt

 

Para as bolas de futebol (ou de rugby, ou de qualquer tipo que seja redonda e que desarrume a casa), guarde-as num cesto, pendure-as na parede, construa um móvel próprio para o efeito (há opções fáceis para DIY).

Fotografia: Pinterest

Fotografia e fonte: IKEA (caixote modelo KNODD) – www.ikea.com/pt

Fotografia: Pinterest

 

Aproveite ao máximo as paredes para arrumação, às vezes basta pendurar um painel de parede ou colocar uma estante, que consegue facilmente pendurar uma série de objectos com uma geometria que não caberia em parte nenhuma.

Planeie o que precisa de comprar e ponha mãos à obra, sabemos que a arrumação de material de desporto pode ser um assunto de levar à loucura qualquer casa arrumada. Devíamos ter incluído este tema no post sobre os flagelos da vida doméstica (espreite aqui, caso ainda não tenha visto).

Contem-nos caso tenham óptimos truques, por aqui já estamos mais inspirados – até sentimos vontade de ir fazer exercício ou começar a treinar uma equipa (mesmo que seja a nossa família).

 

Fotografia: www.onecrazyhouse.com

 

Veja também:

Marie Kondo for dummies;

Transformações Ikea: Cómoda IVAR;

Ter vontade para as limpezas e arrumações