Sharing is caring!

Na decoração, a cor é um elemento de que não se pode fugir. Em qualquer estilo, em qualquer espaço, com qualquer orçamento, ela está sempre lá.

Porém, na altura de decorar, escolher é difícil e, de facto, nem todas as combinações de cores são bem sucedidas.

Há paletes de cores mais e menos óbvias e habituais: umas mais vivas, outras neutras, umas mais escuras, outras mais claras e ténues. Em qualquer circunstância, devem refletir o seu gosto pessoal, sendo o equilíbrio a chave do sucesso.

Ficam algumas dicas para escolher a combinação de cores certa para qualquer espaço!


Na altura de escolher a combinação de cores para a casa, deve ter em atenção os seguintes aspectos:

1. Não cair na tentação de escolher primeiro a cor das paredes e depois dos demais elementos decorativos da divisão/casa: quando quiser mudar de ambiente, dificilmente o conseguirá sem mudar a cor da parede.

2. Uma combinação clássica de cores é naturalmente composta por uma cor escura, uma cor clara e uma cor neutra, sendo a cor dominante escolhida de acordo com o estilo pessoal do autor/destinatário do projeto.

3. A arquitetura do espaço é um bom guia na escolha da combinação de cores certa. Espaços diferentes podem ser enfatizados com tons de cores diferentes. Dividir uma parede demasiado grande/comprida pintando uma parte, criará um espaço mais acolhedor. Recantos e nichos podem ser realçados com cores quentes. Procure manter um ele de ligação entre todas as divisões, mantendo, por exemplo, uma das cores escolhidas em diferentes proporções.

4. A tinta não é a única opção de cor: almofadas, tapetes, mantas, louças, quadros, fotografias, jarras, flores, bibelôs são elementos presentes na divisão que preenchem de cor o espaço. Por isso, há que não esquecê-los na hora de optar por pintar paredes, sob pena de cair em excessos.

5. Uma parede de uma cor viva pode dar um look moderno a uma peça antiga, ou servir de elo de ligação entre peças de diferentes estilos. Cores escuras têm tendência a diminuir o espaço e quando aplicadas no teto farão com que pareça mais baixo.