Sharing is caring!

Toda a organização de um casamento se pode tornar um processo complexo, escolher flores pode ser ainda mais difícil. Quando é preciso tomar decisões na organização, às vezes acontece darmos menos atenção à decoração. Desta forma a Homy quer dar uma ajuda para escolher as melhores opções, consoante o mês que vai casar.

As flores têm um papel essencial na decoração de um casamento, é o que dá muitas vezes cor, alegria, um ambiente vivo em harmonia com a natureza e serve de statement para a decoração do espaço. A escolha também se baseia no tipo de casamento que quer ter: mais formal, mais clássico, mais moderno ou mais rústico.

Outono

Com uma palete de cores muito própria na estação, há óptimas opções para um casamento de Outono. Caso goste, pode juntar também flores secas, plantas campestres ou silvestres ou ainda folhas verdes como folhas de eucalipto.

Algumas das opções para esta estação: Túlipas, hibisco, amores perfeitos, camélias, lírios, orquídeas, gerberas, lírios brancos.

Amores Perfeitos

Camélias

Túlipas

Orquídeas

Hibisco

Gerberas

Inverno

Tendencialmente será a época com menos escolhas mas não é por isso que deixará de ter óptimas opções. Pode apostar também em algumas folhagens e fazer um casamento mais rústico, veja este artigo da Homy sobre casamentos de Inverno.

Encontrará facilmente camélias, túlipas, boca de leão, orquídeas, cravos ou margaridas.

Orquídeas

Camélias

Boca de leão

Tulipas

Cravos

Margaridas

Primavera

A estação da natureza viva e cheia de cor. As opções são muitas e a ainda tem a oportunidade de fazer arranjos juntando flores de inverno com outras de primavera. Se nas outras estações é importante ter flores, na primavera é essencial ter o colorido próprio da época.

Opções para a primavera:

Maio e Junho – Peónias;

Março – Narcisos

Hortências, lírios, girassóis, gladíolas, Margaridas, cravos, túlipas.

Girassóis

Hortensias

Lírios

Margaridas

Narcisos

Peónias

Gladiolas

Verão

Tenha especial atenção às flores nos casamentos de verão. Com o calor que se poderá fazer sentir, é essencial que sejam bem acondicionadas e regadas. Além de que nem todas as opções deverão estar expostas a sol directo.

Algumas das opções para esta estação: Hortências, lavanda, orquídeas, tulipas, girassóis, narcisos, gladíolos, papoilas, sempre vivas.

Hortenses

Lavanda

Narcisos

Orquídeas

Papoilas

Sempre vivas

Tulipas

Todo o ano

Algumas opções: Frésias, rosas, margaridas, girassóis ou lavanda

Mais algumas dicas:

  • Aposte em flores da época;
  • Seja criativo nas escolhas e junte vários tipos de flores;
  • Tenha atenção em manter uma palete de cores;
  • Tenha sempre um plano B – se as flores que escolher não estiverem disponíveis, vá pensando no que poderia ser uma boa alternativa;
  • Atenção às flores mais perfumadas (jasmim, lírio branco, gardénia, lavanda, narciso, flor de laranjeira) – usadas em excesso nos centros de mesa, o cheiro intenso pode tornar-se desagradável.

Aproveite este tempo para se divertir, para sonhar e para planear o maravilhoso que está à sua espera.