Sharing is caring!

Se a descoberta do chá se deve ao acaso [reza a história que no ano 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung e a sua corte estariam a fazer uma pausa durante uma viagem e, enquanto esperavam que os criados fervessem água para beber , algumas folhas de um arbusto terão caído dentro da mesma, produzindo um líquido acastanhado; o imperador, que também era cientista, resolveu experimentar a bebida, que classificou como muito refrescante, não tardando a divulgá-la], o facto é que a sua universalidade e modernidade se devem, em larga medida, a D. Catarina de Bragança.

Apesar de se conhecer que a tradição do chá foi introduzida nas ilhas Britânicas por D. Catarina de Bragança, não é tão comum divulgar-se que foi também D. Catarina quem introduziu o uso da porcelana na corte inglesa.

Surpreendida ao verificar que em Inglaterra, as refeições eram servidas sempre frias, em pratos de ouro e prata que não conservavam o calor dos alimentos, D. Catarina de Bragança questionou a corte sobre o porquê de não se utilizarem pratos de porcelana, prática já generalizada na corte portuguesa. Acredita-se ter sido ainda no reinado de Carlos II, seu marido, feita a mudança de baixela para porcelana.

Mas as inovações de D. Catarina de Bragança na vida da corte europeia e na tradição do chá não ficam por aqui. Além de ter introduzido o culto do chá na corte, D. Catarina de Bragança adoptou a prática à realidade em que esta se iria inserir. Isto é, pensa-se ter sido D. Catarina a precursora da introdução da asa na chávena de chá.

Sendo o chá de origem oriental, as chávenas em que era servido tradicionalmente não tinham asa. No entanto, a introdução da asa nas chávenas de chá coincide com a introdução do chá na corte europeia o que leva os historiadores a acreditar que terá sido também uma inovação impulsionada por D. Catarina de Bragança.

O chá começou a ser servido em bules, também eles de porcelana, foi ganhando relevância e é hoje uma tradição universal, transversal a todas as culturas.

Fique a par de todas as novidades no nosso instagram: @blog.homy.