Como cuidar de orquídeas

As orquídeas estão na moda pela sua simplicidade, delicadeza e beleza naturais, contribuindo para criar ambientes tranquilos e requintados.

Podem parecer plantas frágeis e difíceis de cuidar, mas na verdade, seguindo algumas dicas básicas, tudo se vai tornar mais fácil.

Dicas para cuidar de orquídeas:

  1. Na compra de uma orquídea deve-se examiná-la atentamente: plantas com folhas amarelas, manchas, caule murcho ou manchado e/ou substrato decomposto não devem ser escolhidas.
  2. Em casa devemos escolher um local com muita luz filtrada, com humidade e temperatura quente (por exemplo, junto a uma janela, na casa de banho): as florações vão ser mais rápidas e melhores e veremos as folhas saudáveis e verde esmeralda. Caso a divisão escolhida não tenha muita humidade deve borrifar-se as folhas esporadicamente.
  3. O vaso deve ter furos na base e se possível lateralmente umas aberturas para garantir boa drenagem e arejamento das raízes. No caso das orquídeas, as raízes são verdes e também realizam fotossíntese. Logo, os vasos transparentes, por deixarem penetrar luz, são os mais adequados.
  4. As orquídeas devem ser regadas apenas quando as raízes estão esbranquiçadas e até estas adquirirem tom esverdeado (daí também a importância dos vasos transparentes). Nunca deixar água estagnada no prato. As orquídeas toleram muito melhor a seca que o excesso de água!
  5. Quando as flores murcham não quer dizer que a orquídea morreu. As flores são bastante duradouras, mas muitas vezes a nova floração demora algum tempo. As orquídeas têm um período de repouso, que é tanto menor quanto melhores as condições. Para facilitar novas florações, pode cortar-se o caule pelo 3º nó a contar da base, para que rebente novamente. Caso se deseje um caule mais uniforme, cortar rente à base. Todos os cortes devem ser feitos com tesouras próprias e devidamente lavadas. Para melhor cicatrizar pode tapar-se o corte com canela em pó.

Registar | Iniciar a Sessão

Termos e Condições
Todos os Direitos Reservados - Homy 2020 ©