Outros artigos

Como escolher o tapete ideal em 3 passos
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

O tapete é quase sempre um dos últimos elementos da decoração a chegar a casa, mas é uma das peças essenciais para dar conforto e personalidade ao espaço.

Para escolher o tapete ideal, há 3 factores que tem sempre de ter em consideração, por esta ordem de ideias: tamanho, cor e padrão, material.

1. TAMANHO

Dependendo da zona onde o vai colocar e do espaço disponível, deverá escolher um tapete com as medidas adequadas.

As regras servem para ser quebradas e muitas vezes fugir dos padrões convencionais pode conduzir a soluções muito originais. Ainda assim, deixamos-lhe duas regras comuns para ter em atenção na escolha do tapete para o quarto e para a sala de estar:

burlapandlaceblogcom burlapandlaceblogcom1

 

2. CORES E PADRÃO

Pela sua área extensa, os tapetes ocupam muito espaço visual, por isso é preciso ter muita atenção às cores e aos padrões escolhidos.

Tendencialmente, em espaços pequenos deve optar por cores neutras e claras, com desenho simples e leve ou totalmente liso. Uma opção é apostar na textura em vez da cor/padrão. Se, porém a decoração o permitir, pode optar por fazer do tapete a peça-chave e escolher uma cor mais forte ou um padrão acentuado como chamada de atenção.

Em espaços amplos e luminosos, poderá optar por cores quentes, tons fortes e padrões arrojados com maior facilidade, mas sempre em harmonia e equilíbrio com a restante decoração.

tapetes tapete sala decoração sala tapete sala de refeições

3. MATERIAIS

O material do tapete não é uma questão menos importante.

Por razões de higiene, em especial se habitarem crianças e/ou pessoas com alergias, é especialmente importante optar por tapetes de fibra ou pelo curto, facilmente aspiráveis e laváveis.

Se tem animais de estimação, são aconselháveis tapetes em materiais resistentes às unhas e arranhões dos animais e também facilmente laváveis.

Por fim, devemos ter em atenção ao ambiente externo. Numa casa de praia (por exemplo), os tapetes em lã tornam o espaço demasiado pesado.

Adeque sempre o material do tapete ao local da sua utilização: tapetes de algodão são ideais em cozinhas, há tapetes próprios para exterior, resistentes ao sol e à chuva.

tapete de exterior

 

tapete pele

 

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp