Como poupar na fatura da luz sem ter de fazer obras?

Setembro é o novo janeiro! Destralhamos, arrumamos, preparamos tudo para sermos mais eficientes, trabalharmos melhor e usarmos os recursos de forma mais consciente e sustentável.

E como acreditamos que as grandes mudanças começam em casa, hoje trazemos o desafio de nos tornarmos mais eficientes na forma como iluminamos a nossa casa, e com isso poupar na fatura da luz.

São pequenas alterações, mais ou menos evidentes, que podemos fazer em nossa casa e que nos ajudam a poupar na fatura da luz e na fatura da escassez de recursos.

1. Planear a iluminação

Assegurar que os pontos de luz que temos são de facto essenciais e estão colocados da forma mais rentável. Ter as paredes e o tecto pintados de cores claras também aumenta a luminosidade, fazendo com que se consuma menos. Deixamos aqui uma ajuda.

imagem via Dezeen

2. Substituir lâmpadas

Substituir as lâmpadas (mesmo as de baixo consumo) por lâmpadas LED. O investimento inicial pode ser desencorajador, mas a verdade é que o retorno é muito significativo. As lâmpadas LED não consomem apenas menos, oferecem também uma maior durabilidade (em média, 25.000 horas em comparação com as 5.000 oferecidas pelas lâmpadas de baixo consumo). Além de que não se desgastam com os sucessivos acendimentos e apagamentos.

imagem via Pinterest

3. Adquirir um medidor de consumo

Com esse aparelho, poderá tirar dúvidas no que diz respeito ao consumo de energia elétrica em casa. Ficará a saber que eletrodomésticos pesam mais na fatura de eletricidade, descobrir se compensa substituir o seu velho frigorífico, verificar os consumos em stand-by dos seus equipamento. No fundo, ajudá-lo a tomar consciência do que realmente está a gastar e a tomar medidas para reduzir esse custo energético.

imagem via Pinterest

A maior parte desses equipamentos permitem ser programados com o preço do kWh de acordo com a tarifa em vigor, para assim visualizar no display o custo (em €) associado ao consumo do equipamento que lá estiver ligado.

4. Apagar as luzes

Parece ridículo, mas não é! Cultive estes pequenos hábitos tanto em si, como nos mais pequenos. Pode parecer insignificante, mas a poupança está nos pequenos gestos.

imagem via Pinterest

5. Manter lâmpadas e abajures limpos

É algo de que raramente nos lembramos, e que faz diferença. O pó e a sujidade absorvem a luz e consomem mais eletricidade. Quando o fizer, mantenha sempre a lâmpada desligada.

imagem via Anthropologie

6. Esquecer o stand-by

Em vez de desligar tudo nos comandos, substitua as fichas triplas por fichas com interruptor e crie o hábito de desligar os seus aparelhos desta forma. Vai ver que nota logo diferença na fatura seguinte!

imagem via Pinterest

7. Usar lâmpadas solares no exterior

É uma solução que é um 2 em 1. Poupa na fatura da luz e ganha liberdade para iluminar o exterior da sua casa da forma mais conveniente sem ter de estar preso ao local onde se encontra a ficha elétrica.

imagem via Pinterest

Bons regressos e boas poupanças!

Registar | Iniciar a Sessão

Termos e Condições
Todos os Direitos Reservados - Homy 2020 ©