Sharing is caring!

Sair da nossa bolha, do nosso mundo e das nossas vivências diárias é sempre, sempre enriquecedor. Ir a Marraquexe equivale a um shot de inspiração. A pouco mais de 1h30 de voo e sem adaptação a novos fusos horários, é o sítio perfeito para encontrar toda uma nova cultura que nos faz relativizar e desafiar os nossos standards.

A decoração marroquina não é uma novidade para nós – povos mediterrânicos – e muitas das nossas linhas e técnicas de manufactura são reconhecidamente árabes. Muitas das peças must have de qualquer decoração mais boho, étnica ou mediterrânica podem ser encontradas pelas ruas da Medina.

Uma loucura para quem adora decoração e mais ainda para quem adora este estilo orgânico, de materiais naturais e produção manual.

Optar por uma decoração marroquina pura é um abraçar de uma cultura totalmente diferente da ocidental, mas incluir alguns apontamentos e inspirações é uma tendência intemporal.


Peças-chave da decoração marroquina:

TÊXTEIS

Os têxteis são o começo: os tapetes marroquinos são um mundo e passear pela Medina equivale a passear num oásis perfeito! Berberes, de lã, de tecelagem plana, em tons neutros e leves, brancos e pretos e ou garridos de padrão e cor…difícil é escolher! A única coisa que trava o impulso é a dificuldade de transporte…

Tal como os tapetes, as almofadas e as mantas, toalhas de mesa, runners, no mesmo estilo e materiais, para todos os gostos e bolsos.

CESTOS E CAIXAS

Os mais que for possível, de vários tamanhos e formatos, com ou sem aplicações. Ideais para pequena arrumação ou simplesmente como acessórios decorativos.

ARTIGOS EM VIME E RÁFIA

São materiais muito trabalhados pela cultura árabe e perfeitos para dar um toque orgânico e leve a qualquer ambiente. Encontramos não só em cestaria, mas em abajures, em espelhos, objetos decorativos e em tudo o que a imaginação alcançar.

POUFS

Must have na decoração marroquina, em pele ou em tecido. E um óptimo complemento como mais um lugar de assento na sala ou um apoio no quarto dos miúdos, por exemplo.

ESPELHOS

Logo a seguir, impossível não falar nos espelhos (já o fizemos neste post)quando se trata de decoração marroquina. Mais ou menos trabalhados, em latão, prata, cobre ou ouro ou em vime, ráfia ou madeira.

São o complemento de wallart que não pode faltar neste tipo de ambientes e o mais fácil de encontrar pelas ruas da Medina.

LANTERNAS E LAMPARINAS

Por último, o mais óbvio de tudo: as lanternas e lamparinas, de tecto, mesa ou chão, para um look árabe perfeito.

Para as noites mais quentes de verão são o elemento obrigatório para uma iluminação confortável e exótica.


Não dá para ficar indiferente a esta cultura, a este estilo e, parecendo que não, afinal todos temos em casa um toque de decoração marroquina.

Riad Mirage – Outubro 2019