Sharing is caring!

Longe vão os tempos – se é que alguma vez existiram – de que o homem e a decoração eram duas realidades distantes.

Sim, os homens interessam-se por moda, estética, beleza e…claro, pela decoração da casa.

Sobretudo se viverem sozinhos ou se se tratar do seu quarto, a decoração masculina entra em ação com elementos que, não sendo exclusivos deste tipo de decoração, marcam-na.

Como reflexo da sua personalidade, a decoração masculina vai ser tendencialmente prática e funcional: preferência por cozinhas integradas com a sala de estar, acabamentos resistentes, de limpeza fácil e de fácil manutenção, aproveitamento dos espaços optimizado às necessidades.

Na cor, a palete neutra tem tendência para predominar, como espelho da simplicidade e praticidade da mente masculina. Nos materiais, a tendência vai para os materiais em crú, como o couro, o (micro)cimento, as madeiras no seu estado natural, o vidro.

Para eternizar o “sempre menino” que são, é comum vermos expostos como elementos de decoração, os troféus do campeonato de rugby de outrora, uma qualquer colecção que fizeram em tempos, e, quase sempre, a bicicleta, a bola, a raquete…do desporto que praticam ou uma homenagem ao tão adorado clube.

Por fim, a tecnologia. Na decoração masculina, a paixão pelos gadgets tão típica do homem vai reflectir-se na iluminação, electrodomésticos, audiovisuais…

Nenhuma destas características é exclusiva da decoração masculina e não a reduz a um estilo de decoração. São elementos que definem as opções da decoração masculina em diversos estilos: retro, moderno, clássico, rústico.

Deixamos alguns exemplos em que a decoração masculina se evidenciou:

Decoração masculina Sala masculina Decoração masculina decoração masculina sala masculina quarto masculino quarto masculino Decoração masculina Decoração masculina