Sharing is caring!

Tem ou está a pensar ter animais de estimação?

A ternura do olhar e a meiguice dos animais de estimação fazem com que os estraguemos com mimos, os enchamos de brinquedos, os engordemos com biscoitos.

Porque não tornar a sua casa no palácio que eles merecem e, já agora, tentar evitar alguns dissabores quase sempre inevitáveis no mobiliario lá de casa.

Actualmente, há já uma grande oferta de mobiliário, materiais e artigos de decoração próprios para animais de estimação que farão a sua casa mais segura, mais resistente, mais confortável e até mais estimulante para as suas feras.

Se são parte da família, os animais de estimação também merecem e precisam do seu espaço de refeição, de dormir, de brincar. Há que integrar estes espaços na decoração da restante casa, impedindo que se tornem locais descuidados e, como tal, indesejados e prejudiciais à decoração do restante espaço.

Deixamos-lhe algumas dicas para tornar a sua casa totalmente adaptada ao novo mebro da família:

1. PAVIMENTO

A primeira dica para tornar a sua casa à prova de animais de estimação refere-se ao pavimento. Se tem ainda possibilidade de escolher o pavimento de sua casa (ou da divisão onde o animal passará mais tempo), procure materiais muito resistentes, que não risquem facilmente com as unhas das patas, e que sejam facilmente laváveis e higienizados.

Tenha também atenção aos pisos escorregadios para que, sobretudo no inverno e em dias de chuva, não tenha nenhum acidente ou até, a longo prazo, para evitar deformações ósseas ou nas articulações.

2. ESPAÇOS PRÓPRIOS

Já referimos a necessidade de ter espaços apropriados para as diferentes necessidades do seu animal de estimação: brincar, dormir, comer…

Os especialistas em treino animal também lhe dirão que é importante que o animal cumpra regras em casa que, mais do que as que vêm nos livros, são as que você considera importantes para a convivência de todos em casa.

Guarde um cantinho para dormir, um espaço para os brinquedos e as brincadeiras, um espaço para as gamelas de comida e água sempre acessíveis para o seu animal de estimação.

No exterior, garanta que tem sempre locais com sombra e protegidos do frio e da chuva.

Por fim, assegure-se que arranja um local apropriado para guardar a ração, as coleiras e trelas, os boletins de vacinas e remédios, os brinquedos, os kits de limpeza e higiene…às vezes pode ser um verdadeiro enxoval.

3. MATERIAIS

No que toca aos materiais que rodeiam o seu animal de estimação, as palavras de ordem são higiene e resistência.

Procure sempre materiais facilmente laváveis: cobertas de sofás anti-nódoas; camas impermeáveis com capa lavável à máquina; tapetes de pêlo curto.

Seja porque requerem mais limpeza, seja porque a sua utlização pelos animais é necessariamente menos cuidadosa, procure sempre materiais resistentes. Não vai querer um jarrão de porcelena junto à porta de entrada (pelo menos até que o animal se habitue perfeitamente à casa).

Se tiver um animal roedor, um animal que goste e precise de afiar as unhas ou uma cria com os dentes em desenvolvimento, considere todas estas necessidades e precaveja-se!

4. DECORAÇÃO

Por fim, se o seu animal de estimação é um membro da família, porque não colocar uma fotografia ao lado das demais, decorar uma parede com wallart de animais.

Se os seus animais dormem e convivem de perto consigo, a cama também pode ser mais do que um simples colchão.

Há uma oferta imensa de padrões, cores e formatos de camas de animais que darão um toque de originalidade na decoração da sua casa.

Muitas vezes os animais apreciam pequenos nichos e recantos nas casas. Porque não paroveitar o vão das escadas ou a prateleira inferior da estante para fazer o cantinho de dormir?

Inspire-se com estas imagens:

gatos decoração pet furniture cama para animais de estimação animais de estimação gaiolas de pássaros wall art