Sharing is caring!

por Ticas Graciosa (Casar com Graça // Flores com Graça)

Já organizo casamentos há alguns anos e nunca pensei que fosse igualar esta paixão com as flores! É impressionante como quando as flores entram no nosso atelier tudo muda e todas temos vontade de largar o que estamos a fazer, vestir o avental e começar a trabalhá-las.

Fotografia: João Nogueira

As flores têm este poder de apaixonar quem trabalha com elas e de encantar quem as recebe ou vê. Nos casamentos a função das flores é mesmo a de dar a Graça ao espaço, a cada mesa e a todos os recantos que queremos que tenham impacto. Muitas vezes podem ser usadas para disfarçar uma parede já velha ou uma sinalização menos bonita.

Costumo dizer aos nossos noivos que se tiverem arranjos de flores bonitos os convidados não vão reparar se o chão é bonito ou feio, se a tenda é alta ou baixa. O encanto vai estar nas flores, que bem iluminadas brilham e fazem com que tudo fique ainda mais bonito.

Fotografia: Inês Subtil

Há pontos importantes que devem ser tidos em conta antes de se decidir que flores e que tipo de arranjos se vão usar:

  • o tipo de relevância que os noivos dão às flores e que parte do orçamento lhes está destinado;
  • Se vai ser um casamento de almoço ou jantar;
  • O tipo de espaço onde vão casar;
  • Se tem um pé direito alto ou baixo;
  • Muita ou pouca luz;
  • Se é clássico, campestre ou moderno.
  • Se for uma tenda se tem o teto opaco ou transparente – vai influenciar a hora a que as flores são colocadas nas mesas;
  • As mesas, se vão ter toalhas de uma cor, com padrão, se vão alternar lisas e com padrão.

Tudo isto é importante e vai determinar o tipo de flores que deveremos usar para que tudo encaixe na perfeição na decoração do casamento.

Nas Flores com Graça gostamos muito de trabalhar com flores da época porque não só têm valores mais competitivos como não precisam de ser importadas e garantimos com mais facilidade a qualidade das mesmas.

A prova das flores tentamos que seja sempre o mais próximo do casamento para que se façam com as flores que vão ser utilizadas e já com a decoração decidida. A prova final será com uma mesa completa onde o arranjo será a peça final e com mais graça.

Fotografia: João Nogueira

Fotografia: João Nogueira

No nosso atelier gostamos de receber as flores e de lhes começar a dar a nossa graça 3 dias antes dos casamentos para que possam estar no seu esplendor. Adoramos receber imagens do Pinterest mas não há nenhum arranjo que não tenha o nosso toque de graça porque acreditamos que cada casamento deve ser único e especial e que as imagens são apenas um ponto de partida para criarmos algo novo.

Se podem existir decorações sem flores?

Poder podem mas acreditem que não vai ser a mesma coisa!

Ticas Graciosa