Sharing is caring!

Hoje dedicamos a nossa sexta-feira ecoliving a falar de hortas urbanas (e ecológicas). Adoraríamos poder falar também sobre sistemas de plantação no mundo rural, mas a equipa da Homy está toda concentrada na cidade e temos pouca experiência no assunto.

Fotografia: Pinterest

Cada vez mais sentimos uma vontade de quebrar com o ciclo urbano e ter alguns elementos em casa que nos transportem para o campo e para a natureza. Criar na varanda de um prédio uma zona verde é um alívio visual ao excesso de cimento e mais importante: reduz os efeitos das “ilhas de calor” que se sentem nos centros urbanos e reduz a poluição

Uma boa solução é criar uma horta. Começando com a premissa que não ter um jardim, não é razão para não ter uma horta, vamos explorar algumas opções e dicas para conseguir ter um sistema ecológico de pequena produção em sua casa.

Fotografia: Pinterest

Algumas pequenas regras e dicas:

  1. Escolha o recipiente;
  2. Escolha boa terra e substrato;
  3. Encontre uma zona com luz directa;
  4. Escolha as plantações mais adequadas para a zona do ano que está a plantar;
  5. Estude sobre o assunto – o que são compostos orgânicos, como evitar uma praga sem recorrer a químicos, o que é a vegetação espontânea, …
  6. Crie um bom sistema de rega – as hipóteses são imensas mas apostamos sempre num sistema que faça aproveitamento de água, uma vez que é um recurso escasso.
  7. Rode as culturas que plantar.

Fotografia: Pinterest
Fotografia: Pinterest

Já conhece a Noocity? Faz todo o sentido falarmos sobre esta empresa quando falamos em hortas urbanas e sustentáveis. 

A Noocity Ecologia Urbana é focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana doméstica. Queremos capacitar os Agricultores Urbanos para cultivar mais e melhores alimentos em qualquer lugar, de uma forma prática, eficiente e ecológica. Acreditamos que a Natureza tem um lugar fundamental nas cidades do futuro e no quotidiano das nossas comunidades. Quando integrada de forma inteligente e sustentável nos nossos hábitos diários, poderemos partilhar o melhor que ela tem para nos dar.

Através de sistemas inteligentes e ecológicos de plantação, as hortas da Noocity permitem a qualquer pessoa sem experiência plantar em casa, através de sistemas únicos de irrigação (que poupam água), sustentáveis, ecológicos e que respeitam a natureza e o planeta.

Fotografia: www.noocity.com

Algumas vantagens em ter uma horta em casa:

  1. Exige pouco investimento;
  2. Jardinar é uma actividade saudável
  3. Implica pouco espaço;
  4. Não precisa de dispor muito tempo para ter uma horta cheia;
  5. Faz-nos perceber e repensar conceitos como a abundância alimentar e a consciência que, a comida que por vezes deitamos fora, levou semanas a crescer. 
  6. Ensina-nos (e aos mais pequenos também) conceitos como sustentabilidade, consumo consciente, biodiversidade e que de facto, o futuro do planeta está nas nossas mãos.

Fotografia: Pinterest
Fotografia: Pinterest

Dica: Instale a aplicação plantit, uma óptima ajuda para as suas plantações.

Veja também:

5 dicas para se tornar zero waste na cozinha;

10 dicas para tornar a sua casa um exemplo de eficiência energética