Outros artigos

Just a Change: levar esperança, transformando casas
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

O Just a Change é um projeto que acompanhamos desde o seu início e que (felizmente!) cresce de ano para ano tendo como missão: reabilitar casas, para reconstruir vidas.

Uma ideia que começou com um grupo de amigos a fazer ações de rua para angariar fundos para causas sociais deu origem a uma Associação sem fins lucrativos que é já uma referência no combate à pobreza habitacional.

O que é pobreza habitacional?

Talvez não saiba, mas em Portugal existem mais de 500.000 pessoas a viver em más condições de habitabilidade (4,7% da população).

Não ter uma casa digna afeta todos os aspetos da vida desde o desenvolvimento emocional, educacional e profissional; aumentando os riscos para a saúde e para a exclusão social.

Para além da fraqueza das estruturas, estas casas têm más condições de salubridade e de higiene. A deterioração piora pela falta de meios que os seus donos têm para as manter e reabilitar.

O trabalho do Just a Change

Sabendo que uma habitação digna é muitas vezes o ponto de partida para uma nova vida, o Just a Change trabalha para devolver a dignidade habitacional às famílias e particulares mais necessitados.

Mobilizam voluntários para os ajudarem a levar esperança e alegria transformando as casas em lugares dignos de serem vividos.

Desde 2010 já foram reabilitadas mais de 270 casas e 70 instituições, impactando a vida de mais de 4600 beneficiários e mobilizando mais de 5000 voluntários nacionais e internacionais.

O seu impacto

Uma casa reabilitada garante melhor qualidade de vida e o impacto desta renovação afeta diretamente o dia-a-dia em termos de saúde, segurança e esperança.

O trabalho do Just a Change tem também impacto em maior escala: melhorar as condições de vida e de habitabilidade da população tem um impacto direto na redução da pobreza e a criminalidade, trazendo também melhorias significativas em termos de saúde pública e eficiência energética.

Saiba mais sobre este projeto e sobre as formas de apoiar aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp