Marcas com ‘h’: DAM – Furniture and Lighting Brand

A DAM é sobre design, artesanato e móveis. Trata-se de produtos que contam histórias. Entre a tradição e os tempos modernos, a DAM combina técnicas e materiais tradicionais com desenho criativo. Apela às emoções, à simplicidade e à qualidade de vida. A cultura portuguesa e as coisas cotidianas comuns são a inspiração. Desta forma, a DAM renova uma herança coletiva que permanece genuína, abrindo a ponte entre Cultura e Economia.


1. Como surgiu a DAM? 

A marca DAM, de mobiliário e acessórios, nasceu em Setembro de 2013, na 100% Design em Londres. Foi neste evento internacional que apresentámos a marca e os primeiros produtos pela primeira vez ao público.

O projeto nasce do nosso desejo de explorar materiais e técnicas tradicionais e trazê-las para o setor do mobiliário, refletindo assim um pouco da cultura do nosso País. Com a vitória do concurso POPs 2013, promovido pela Loja de Serralves, ficamos entusiasmados e ficou claro que os produtos eram viáveis comercialmente, por isso a criação da marca DAM e da sua estrutura de comercialização foi o passo seguinte.

2. Qual é a sua missão?

A missão é conceber e comercializar produtos de mobiliário e acessórios com um elevado nível de qualidade que incorporem design e artesanato. A DAM tem igualmente como missão contribuir para a melhoria da economia portuguesa através do recurso a produtores nacionais, valorizando a reconhecida qualidade da produção nacional de mobiliário, potenciando o cruzamento entre indústrias e indústrias criativas e promovendo a marca Portugal no mercado internacional.

3. Qual a maior conquista até hoje?

Mais do que qualquer evento em particular, ou cliente improvável que tenhamos conquistado, a maior realização da DAM foi demonstrar que o projecto é possível e economicamente atrativo. Em 2013 os responsáveis pela marca, os Designer Hugo Silva e Joana Santos, não tinham qualquer contacto nem conhecimento sobre o funcionamento do mercado da decoração e mobiliário internacional e o capital próprio para financiamento era muito limitado. Éramos jovens designers apenas com ideias e uma enorme vontade de conhecimento e curiosidade. Após muito trabalho de análise do mercado, formação, criação de uma rede de contacto alargada de produtores e distribuidores, as vendas foram acontecendo em ciclos cada vez mais regulares, onde o lucro gerado por cada uma permitiu o investido no passo seguinte. Contudo, a prova definitiva surgiu em 2016, quando exportamos numa só encomenda dois contentores High Cube 40′ de produtos DAM para uma das principais cadeias de lojas do USA.

4. Qual é o projecto de sonho da DAM, (quase) “impossível” de alcançar?

O projecto de sonho da DAM é poder construir um patrimônio histórico e cultural à semelhança de um número muito restrito de marcas que o conseguiram, como por exemplo a Vitra que criou o Vitra Campus que engloba Museu, Fábrica, Residência artística entre muitas outras atividades. Assim, poderemos ter a certeza que o nosso contributo na preservação e representação dos atributos artesanais e industriais do nosso País pode perdurar na história para as gerações futuras.

Registar | Iniciar a Sessão

Termos e Condições
Todos os Direitos Reservados - Homy 2020 ©