Sharing is caring!

A SUGO CORK RUGS é uma marca que representa o melhor se faz em Portugal! Inovadora, mas assente na tradição, tem como uma das suas preocupações fundamentais a sustentabilidade, aliando o design contemporâneo à conceção tradicional.

Conversámos com a Susana Godinho e com a Sónia Andrade, mentoras deste projecto, que nos contaram como surgiu a SUGO CORK RUGS, quais as suas principais conquistas e quais os seus planos para o futuro.

  1. Como surgiu a SUGO CORK RUGS?

Susana Godinho: A SUGO CORK RUGS surgiu fruto de um sonho de uma designer em criar tapetes inovadores com cortiça, recorrendo a técnicas de tapeçaria tradicionais.

A preocupação com o ambiente e com o uso sustentável dos nossos recursos, foram o pontapé de saída para a criação de um tapete de design único e atrativo.

A SUGO CORK RUGS apresenta um perfil contemporâneo, harmonizando a cortiça com outras fibras naturais e sustentáveis, resultando num tapete sem igual. Aliado ao design, está a funcionalidade do produto, que necessita apenas dos mesmos cuidados de um tapete convencional na sua manutenção e limpeza.

Traz ainda consigo, performances técnicas muito interessantes, fruto da introdução da cortiça, tais como: isolamento térmico e acústico, minimizam as alergias, apresenta um bom toque e impermeabilidade, entre outros.

SUGO CORK RUGSSUGO CORK RUGSSUGO CORK RUGS
  1. Qual a vossa missão?

Sónia Andrade: A SUGO CORK RUGS tem como missão a conceção de tapetes de excelência, com um design contemporâneo, sustentável e inovador, aliando as origens e a tradição da arte da tapeçaria tradicional portuguesa às características únicas da cortiça.

Pioneiros na criação de tapetes inovadores com cortiça, que aliam design contemporâneo e conceção artesanal, aspiramos reconhecimento mundial, surpreendendo ao criar sensações e padrões únicos, dando origem a ambientes inspiradores que não vão deixar ninguém indiferente.

 SUGO CORK RUGSSUGO CORK RUGSSUGO CORK RUGS

  1. Qual a maior conquista até hoje?

Sónia Andrade: A SUGO CORK RUGS conseguiu afirmar-se como uma novidade, apresentando a primeira coleção de tapetes, com uma conjugação inédita de cortiça com outras matérias têxteis tradicionais, tais como a lã nacional e o algodão reciclado.

É importante frisar o apoio da Amorim Cork Ventures, que foi fundamental para a criação da TD CORK, quer com a criação de uma linha de produção com teares e maquinaria próprias, quer com a partilha de know-how e acesso a uma rede de contatos mundial.

Contamos ainda com o apoio do programa Portugal 2020, muito importante quer no apoio à inovação, quer no processo de internacionalização.

Estes fatores foram cruciais na conquista de notoriedade, uma vez que já estamos a colaborar com designers e decoradores nacionais e internacionais de renome, assim como já fomos convidados para participar em várias feiras de design e de decoração em diversos países.

SUGO CORK RUGSSUGO CORK RUGS

4. Qual é o projeto de sonho da SUGO, (quase) “impossível” de alcançar? 

Susana Godinho:  Para nós nada é impossível! Ambicionamos e trabalhamos diariamente nesse sentido, para que a SUGO CORK RUGS se traduza numa marca de alcance global, presente em vários continentes, capaz de conquistar continuamente novos mercados através de um produto sem igual com qualidade e design.

A possibilidade de personalizarmos os tapetes, tem aberto e demonstrado inúmeras potencialidades, quer ao nível da mistura dos materiais, como das texturas e cores. A este nível contamos com os nossos parceiros e clientes para alcançarmos novos e mais exigentes desafios.

Fiquem atentos e acompanhem a SUGO CORK RUGS, prometemos surpreender-vos!

Muito obrigada à Susana e à Sóni por toda a simpatia e disponibilidade! Mais informações sobe a SUGO CORK RUGS aqui. Fique a par de todas as novidades em @blog.homy.