Sharing is caring!

A Mariamélia é um projeto que seguimos com muito gosto e nos faz todo o sentido partilhar convosco aqui no blog.

A sustentabilidade, a forma como usamos os recursos que estão à nossa disposição e a maneira como nos relacionamos com o que nos rodeia, são um dos focos de atenção que a Homy definiu como prioritários para 2019.

mariamélia

Além da nossa rubrica de ecoliving que podem ir acompanhando, tornou-se evidente que tínhamos de trazer para o blog projetos e pessoas que partilhem desta nossa preocupação.

E a Mariamélia é um daqueles projetos que não podia estar mais alinhado com esta perspectiva.

mariamélia

O objetivo da Mariamélia é poder desenhar uma filosofia de vida e de consumo baseada no tipo de objetos dos quais nos queremos rodear.

Partindo das premissas: pequena escala, transparência, valor justo e honestidade, acreditam que só assim é possível desenvolver objetos de uma forma verdadeira, que respeita quem os faz, mas também garante a longevidade do produto e a sua intemporalidade.

mariamélia

Começou com a vontade de reunir um conjunto de objetos, matérias e peças originais que traduzissem uma visão mais lenta, mais simples e mais justa dos objetos que queremos adquirir e pelos quais nos queremos rodear no nosso quotidiano.

Hoje em dia, a Mariamélia dedica-se a desenvolver, escolher e produzir objetos para a casa, mas também alguns acessórios, todos feitos em Portugal. Da sala ao quarto, da cozinha ao jardim, reúnem peças de mobiliário, cestaria, cerâmica e várias peças têxteis originais. Tendo também um foco específico no universo do pão artesanal feito em casa.

mariamélia

Desenvolvem a maioria das suas peças com artesãos e artistas locais, num sistema de colaboração, em que o trabalho é pago de forma justa. Esforçam-se por encontrar matérias-primas e materiais nacionais, e sempre que possível adquiri-los a revendedores nacionais e até no comércio tradicional.

mariamélia

Querem trazer não só a ideia de verdade pelos objetos, mas de significação: a pertinência de um objeto na casa e na vida de cada um. Seja na cozinha, na horta, no quarto ou na sala, a vida em casa terá alma, em cada gesto e em cada presença. Rodeados de objetos que são os melhores, não precisamos de muitos objetos. Rodeados de objetos cheios de verdade (porque ainda estão lá os gestos), sabemos que estamos em casa.

mariamélia

Em breve vão ter novidades! Vão começar a divulgação dos artesãos com quem trabalham e portanto, será possível ficarem a conhecer as pessoas e os espaços onde são feitos os seus produtos.

Não deixem de seguir este projeto incrível!