Sharing is caring!

Hoje vamos falar de maximalismo. A nova tendência de decoração que, contrariando a tendência menos é mais, aqui quanto mais, melhor.

A primeira regra é: não há regras. Embora seja um estilo que não vá agradar todos, a verdade é que o maximalismo veio trazer uma sensação de liberdade a quem se sente refém do minimalismo.

É uma decoração cheia de detalhes, com misturas de estilos, com opções infinitas. Na mesma sala pode estar uma cómoda antiga, uma cadeira moderna e futurista e uma almofada de veludo a descansar num sofá com padrão floral. Confuso? Nós percebemos. Não vale tudo no maximalismo mas estranhamente, há um sem número de combinações de materiais e peças que juntas funcionam, mesmo que aparentemente pouco conjuguem.

Alguns pontos essenciais no conceito do maximalismo:

Experimente em doses pequenas

Não queira tornar a sua casa toda numa bomba maximalista. Caso goste do estilo, comece por criar uma divisão de cada vez. Vá transformando os espaços devagar e os passos que der na sua nova decoração, que os dê com certeza.

Fotografia: Pinterest

Fotografia: Pinterest

Fotografia: Pinterest

 

Não tenha medo de ser irreverente

Se calhar é uma boa oportunidade para experimentar aquela cor mais viva que sempre gostou e juntá-la com um padrão mais chamativo. Inspire-se em revistas, em projectos, no pinterest e vá afunilando o que se identifica mais.

Fotografia: Pinterest

Fotografia: Pinterest

Misture, baralhe, junte

Não perca a oportunidade de juntar padrões, texturas, cores. A magia vai acontecer quando tentar o improvável e juntar o que nunca achou que pudesse funcionar. O maximalismo é uma óptima oportunidade para experimentar usar um papel de parede mais irreverente.

Fotografia: Pinterest

Fotografia: Pinterest

 

Crie um fio de ligação

Maximalismo não é igual a juntar tudo o que encontrar. Escolha algumas peças chave e uma paleta de cores. Dentro dos padrões, das cores e das peças, tente encontrar um fio de ligação para que a “obra final” faça sentido e tenha um elo ligação.

Fotografia: Pinterest

Fotografia: Pinterest

 

Less is only more when more is no good” – Frank Lloyd Wright

Veja também:

Moodboard: Industrial;

Pantone: Verde suculento;

10 soluções de walldecor para as paredes de casa.