Origami: uma arte e um estilo

Origami é a arte secular japonesa – hoje sobejamente conhecida e apreciada pelo mundo ocidental – de dobrar simples folhas de papel por forma a criar representações de seres e objectos.

As criações mais básicas, como o barquinho de papel e o jogo infantil “quantos-queres?”, qualquer pessoa as fará, mas a arte de origami pode alcançar produções de elevada complexidade e pormenor.

Aliado ao detalhe e precisão geométrica, muitas vezes, são utilizados pedaços de papel de diferentes cores ou padrões, criando efeitos visuais soberbos.

O origami, sendo uma arte com mais de 400 anos, é hoje ainda apreciada e desenvolvida, servindo de inspiração no design de peças de mobiliário e decoração – o por vezes chamamos ‘estilo origami’.

O estilo origami, não sendo um verdadeiro estilo de decoração, caracteriza-se pela presença de linhas rectas e formas geométricas na representação de seres e objectos do quotidiano transpostos para peças de decoração.

Este tipo de peças de mobiliário e decoração funde-se facilmente com um estilo de decoração moderno ou minimalista, em que o rigor e simplicidade dos elementos decorativos encontra aqui o aliado perfeito.

Dependendo da arte e engenho de cada um, esta arte é uma excelente forma diy (“faça você mesmo”) de criar as suas próprias peças de arte e de decoração.

Deixamos-lhe alguns exemplos em que o origami serviu de inspiração e está presente no design de interiores.

Origami decoração de parede em papel abajur em papel decoração estilo origami cadeira Almofada manta
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Outros artigos