Sharing is caring!

Já conhecíamos a decoração escandinava muito antes de ser inverno, e até tentamos escrever sobre o assunto… não conseguimos! Percebemos porquê com a chegada do Inverno. A decoração escandinava é muito especial, ainda mais associada ao frio e faz mais sentido falar dela quando as nossas casas precisam de ser um espaço ainda mais quente e aconchegante.

Embora os detalhes mudem de casa para casa, é comum na decoração escandinava o uso de tons muito claros e suaves ao longo das divisões. Por serem zonas frias, com muitos dias nublados e com muito pouca luz, encontrou-se nesta forma de decoração uma estratégia para iluminar mais os espaços, em estações mais escuras e sem luz natural.

Embora no sul da Europa a maioria das casas não esteja tão bem climatizada – e por isso é comum o recurso a cores e materiais mais pesados e quentes – a verdade é que a decoração escandinava tem conquistado cada vez mais adeptos. Há que fazer as apostas certas e criar um equilíbrio entre o conforto físico e visual: materiais quentes e cores claras para ganhar mais umas “horas de luz” por dia.

A decoração escandinava tem características próprias: linhas rectas, tons suaves, minimalismo, aproveitamento da luz natural, uso de madeira,…

Imagem: Pinterest

 

Como o nome indica, a decoração começou por ser usada nos países escandinavos (Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca). Como são países com Invernos rigorosos e longos períodos de frio, a decoração escandinava foi uma forma de encontrar conforto e espaços aconchegantes.

Embora os nossos Invernos em Portugal não cheguem aos -10º, estamos apaixonados por esta decoração. Vamos a algumas ideias de como trazer um bocadinho de decoração escandinava para sua casa?

Lareira, o elemento quente e acolhedor

Esta parece muito óbvia, qualquer decoração que tenha por base climas frios precisa de uma lareira. Seja que lareira for, mais detalhada ou menos, fica sempre um óptimo elemento numa sala. Use-a! Não há nada de tão acolhedor como uma lareira acesa.

Imagem: Pinterest

Madeira, o material orgânico

Use elementos em madeira na sua decoração escandinava. Se tiver o chão em madeira, é já um óptimo detalhe. Se não tiver, use pequenos detalhes de madeira na parede, um numa mesa ou estante. Os detalhes em madeira trazem um toque orgânico que é essencial na decoração escandinava.

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Tons neutros, cores claras

Nenhuma casa com decoração escandinava terá cores muito fortes. As paredes são maioritariamente brancas e a estas juntam-se detalhes em tons pastel. O chão será também é quase sempre em madeira clara ou outros tons claros. Aposte em quadros com cor para dar o toque pessoal aos seus espaços.

Imagem: Pinterest

Detalhes com personalidade

Aposte em detalhes: mantas com volume (crochet ou tricot), velas, quadros, peças em madeira, plantas e elementos da natureza. São os detalhes que vão fazer da sua casa única e especial. Mantenha a decoração simples e minimalista e escolhas peças chave que vão tornar a sua casa especial e cheia de personalidade.

www.delightfull.eu

Imagem: Pinterest

Let the sunshine in

Abra janelas ou construa uma clarabóia. O ideal seria a luz ser toda natural mas, e uma vez que não é possível, escolha com critério as luzes para a sua casa. Experimente fazer um contraste na decoração mais clean e rústica, usando um candeeiro industrial cheio de personalidade.

Imagem: Pinterest

Menos é mais

Sim, é uma máxima que faz todo o sentido. Menos é mais. Nem sempre encher a casa e de elementos decorativos é a solução. Às vezes o segredo passa por ter menos para ganhar mais. Aproveite as suas remodelações de Inverno para algumas arrumações. Leia estes três artigos que o poderão ajudar nesta tarefa:

Uma espécie de minimalismo: Destralhar para viver melhor;

Minimalismo: A arte de viver com menos para ter mais;

Marie Kondo for Dummies

 

Imagem: Pinterest

 

Escolha alguns detalhes para remodelar a sua casa, ou escolha mesmo todos, afinal ainda temos tempo, parece que o Inverno está para durar.