Sharing is caring!

Terrazzo em italiano quer dizer terraço, é daí que veio este material e o uso dele para espaços exteriores.

Terrazzo é um material composto, feito de lascas de mármore, quartzo, granito, viro ou outra pedra e é aglomerado com betão ou resina epoxy. É colocado e polido para produzir uma superfície lisa.

A maioria dos terrazzo são feito em epoxy permitindo assim uma selecção mais ampla de cores, instalação mais rápida e um material mais forte e resistente, com acabamento impermeável, tornando-o menos susceptível a rachas e quebras.

Embora o terrazzo seja hoje considerado um acabamento de luxo, foi originalmente criado para ser uma solução económica. A tecnologia levaram o terrazzo a passar do pavimento exterior, para pavimentos interiores e acabamentos como bancadas e backsplashes, uma evolução lógica do material.

Para além do seu look diferente, o terrazzo é durável, de fácil manutenção e consegue conferir ao seu espaço elegância e luxo. O que o torna especial é a sua personalização, podendo moldar-se a qualquer forma.

O resultado final é incrível, pode quase passar despercebido com as suas “manchas” desordenadas e tão pequenas que criem um efeito de cor única, como pode assumir essas mesmas “manchas” maiores, mais coloridas, mais espaçadas entre si, criando efeitos marmoreados, como quadros e pinturas abstratas.

Daqui será um salto perfeito para tudo o que é objectos de decoração, desde o mobiliário aos utensílios de cozinha. O mundo do design começa a aderir a este padrão e a dar-lhe mais importância. Como gráfica tem um impacto enorme no espaço onde está e ao objecto que o carrega. Um material sem dúvida muito interessante e a explorar.