Sharing is caring!

Saber como fazer uma gallery wall e como pendurar quadros na parede de forma correcta é essencial para tirar o melhor partido das obras de arte lá de casa, sejam elas as fotografias das suas últimas férias ou as pinturas de artistas consagrados.

A forma como dispõe os quadros nas paredes é, por si só, uma forma de decoração, devendo obedecer a diversas regras, consoante o espaço e enquadramento envolventes, a obra a expor e o tipo de destaque que se pretende dar à peça.

Mas as opções são múltiplas! A gallery wall pode ser organizada de forma assimétrica ou estar mi-li-me-tri-ca-men-te organizada. E muitas vezes não é só de quadros que falamos quando pensamos na gallery wall perfeita. Podem ser adicionados objectos decorativos mais irreverentes!

São inúmeras as formas e disposições possíveis, basta ser criativo. Deixamos-lhe 5 dicas essenciais:

1. Preparação.  Alerta: não comece a esburacar a parede sem critério! Para evitar erros e desgostos, comece por fazer um esboço com fita de pintor. Nesse esboço poderá calmamente definir o lugar de cada quadro, fotografia ou objecto decorativo, criando inúmeras possibilidades e podendo ir alterando a gosto até sentir que tem a gallery wall com que sempre sonhou!

jennaburguer.com

2. Local. Embora a gallery wall seja uma tendência de decoração muito apetecível é importante termos em mente que não funciona em todos os ambientes. É uma opção que marca muito a decoração de um espaço, que demora tempo a ser pensada e a executar , também não sendo muito fácil alterar a sua disposição. E é isso que a torna especial – ser uma opção chave para tornar qualquer espaço num espaço único, requintado e irreverente! Não desanime com esta nossa advertência, as opções são múltiplas e tanto pode encher uma divisão, como uma sala de estar, como revitalizar um espaço neutro, como uma escada.

3. Dimensões. Procure conhecer bem as peças que vai colocar na sua gallery wall. Conjugar quadros pequenos em paredes grandes e vazias pode não ser a melhor soluções. Em alternativa, procure agrupá-los, dispondo-os de forma original, misturando-os com outros elementos dando algum dinamismo à parede.

4. Cor. Colocar quadros sobre uma parede pintada de uma cor mais forte, poderá dar um contraste interessante e realçá-los. No entanto, esse mesmo efeito pode ser obtido tirando partido das características de cada peça. Conjugar cores fortes com tons neutros pode ser um desafio, mas é dessa forma que o ambiente vai ganhar o seu toque especial.

5. Mix and match. Este é o verdadeiro segredo para o sucesso de uma gallery wall! Na gallery wall a mistura é sempre bem-vinda. Apostar na mistura de tamanhos, materiais e formas e cores é a chave. Aventure-se! 

E para que não fique sem ideias para o seu ponto de partida, deixamos alguns exemplos de gallery walls que funcionam muuuuuuito bem. Inspire-se e partilhe os seus resultados connosco aqui!

digsdigs.combrit.coblog.pickbackman.commychicadventure.comthecreativityexchange.comthefhd.net